Lula trocou Marcio França após sete meses de governoRicardo Stuckert/PR

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que deixará o cargo para dar espaço ao Republicanos no governo, publicou uma foto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O PSB, partido de França e adversário de Tarcísio em São Paulo, tem criticado Lula por tirar espaço da sigla para abrigar legendas que apoiaram o ex-presidente da República Jair Bolsonaro em 2022.

"Saúdo o Lula por trazer para o governo Tarcísio de Freitas e seu partido para nos apoiar. O Brasil voltou!", escreveu França na publicação da foto. A manifestação foi em sua conta no Instagram.

O Planalto anunciou na quarta-feira, 6, que o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumirá Portos e Aeroportos. França irá para o Ministério da Micro e Pequenas Empresas, que foi criado nesta reforma ministerial.

Reforma ministerial 
Na quarta-feira, 6, o Palácio do Planalto também confirmou o deputado André Fufuca (PP-MA) como ministro dos Esportes no lugar da medalhista olímpica Ana Moser. O anúncio é o desfecho de uma negociação pela entrada do Repuplicanos e Progressistas no governo, que teve uma série de avanços e recuos nos últimos dois meses.
A reforma ministerial é uma medida de Lula para tentar consolidar uma base na Câmara. Os partidos de esquerda conseguiram eleger poucos deputados em 2022, o que obrigou o presidente a procurar alianças fora de seu campo político.
No Congresso, já há a expectativa para uma nova reforma ministerial entre o fim de 2023 e o começo de 2024. Nesse caso seria uma repactuação mais ampla com os partidos que apoiam Lula. Também será o momento de remover ministros cujo desempenho foi avaliado como insatisfatório pelo presidente.
*Com informações do Estadão Conteúdo