No Teatro Municipal, a água da enchente invadiu o espaço e deixou cadeiras submersas Reprodução:Eric Alamino

São Paulo - O temporal que atingiu com força a região metropolitana de São Paulo provocou duas mortes, deixou carros submersos, além de ruas e um teatro alagados na noite deste domingo, 8.
Em Diadema, dois homens morreram após um veículo cair em um córrego que transbordou na chuva. A Polícia Militar (PM) informou que foi acionada por volta das 2h nesta segunda-feira, 9, para atender uma ocorrência de capotamento de veículo em um córrego próximo ao Parque Ecológico na Estrada do Alvarenga.
"Duas vítimas foram retiradas do veículo parcialmente submerso e levadas ao Pronto Socorro Municipal de Diadema, mas, infelizmente, não resistiram", informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Já Franco da Rocha, cerca de dez ruas foram tomadas pela água, principalmente na região central. Devido às enchentes, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas e ajudaram a socorrer moradores que ficaram ilhados nas vias.
Algumas vias da região central estão parcial ou totalmente intransitáveis:

- Rua Basílio Fazzi;
- Rua Gentil Rocha;
- Rua Eng. João Batista Garcez;
- Rua dona Amalia Sestini (calçadão);
- Vias da região central do lado oeste da cidade.
O Corpo de Bombeiros registrou o deslizamento de terra em uma residência na avenida Pacaembu, onde parte de uma casa desabou. Não houve vítimas.

Segundo a prefeitura, em 72h o município registrou cerca de 119 mm de precipitação, volume que era esperado para todo o mês de outubro, o que seria a causa dos alagamentos.
Ainda de acordo com a gestão municipal, as equipes estão nas ruas, já iniciaram a limpeza das vias, mas não há previsão de quando a situação deve estar normalizada e as ruas transitáveis.

Devido às chuvas e alagamentos na região de Franco da Rocha e Caieiras, as linhas intermunicipais 014, 084 e 438 estão operando com desvios, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).
As Escolas Municipais de Educação Básica Profª Jannette Tenório Assumpção, no Jardim Progresso, e Maria Lucia de Souza Silva, no Jardim dos Reis, suspenderam as aulas para limpeza e retirada de lama.
Caieiras também tem diversas vias e bairros atingidos por alagamentos. No Teatro Municipal, a água da enchente invadiu o espaço e deixou cadeiras submersas 
Segundo a prefeitura, houve queda de muros e pontos de alagamento foram registrados nos bairros Vila Rosina, Monte Alegre, Campo do Eucaliptos, Jardim São Francisco, Centro, Marcelino, Miraval, Vera Tereza, Rancho Fundo, Laranjeiras, Velódromo, Etec de Caieiras, e Serpa.
A rodovia presidente Tancredo Neves, que liga o município à cidade de São Paulo, está interditada por causa do alagamento e não há previsão de quando ela deve ser liberada.
De acordo com a Defesa Civil, o órgão segue em alerta, "pois ainda há condições para temporais, seguidos por raios, intensas rajadas de vento e queda de granizo." Por causa dos transtornos, a prefeitura disponibilizou um atestado de justificativa para os trabalhadores.