A mensagem com teor racista foi escrita pelo próprio comerciante, segundo a políciaRedes Sociais/Reprodução

Uma investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul sobre um suposto caso de injúria racial revelou que a “vítima”, na verdade, era o autor da mensagem racista enviada por meio de um aplicativo. Na quarta-feira, 14, Gabriel Rodrigues, sócio de uma pastelaria no município gaúcho de Campo Lindo, registrou boletim de ocorrência na 3ª Delegacia de Polícia Regional contra uma cliente identificada como Andressa Oliveira. Ela teria solicitado que o pedido fosse entregue por um “motoboy branco”, pois não gostava de negros “encostando na comida”.
A partir do cruzamento de dados, os investigadores identificaram o autor da mensagem racista. Os policiais descobriram que o comerciante havia criado uma conta falsa e enviado o pedido com a observação sobre o “motoboy branco”. Ao ser convocado para prestar depoimento, Rodrigues, que é negro, foi confrontado e admitiu ser o autor da mensagem. Ele alegou “motivos particulares” para não explicar o que o levou a montar a farsa.
A denúncia de racismo repercutiu na internet. A mulher e sócia do comerciante, Daniele Rodrigues, postou nas redes sociais a foto do pedido com a observação da suposta cliente. A postagem foi compartilhada por milhares de internautas. Segundo Daniele, o pedido fora recebido na terça-feira, 13, por volta das 20 horas. Na ocasião, ela disse que o marido também fazia entregas, o que teria motivado a manifestação racista da “cliente”.
O delegado Rodrigo Câmara, responsável pela investigação, disse que Rodrigues foi indiciado por falsa comunicação de crime.