Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva Agência Brasil
O objetivo é que esse documento embase os trabalhos da 1ª Reunião de Ministros e Presidentes de Bancos Centrais do G20 Brasil, que ocorre nesta quarta e quinta-feira. Conforme a secretária adiantou ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, em entrevista exclusiva na última sexta-feira, o Brasil gostaria de ter ao final do encontro de ministros um comunicado enxuto.
Fontes que acompanharam nesta segunda os trabalhos dizem que "se o G20 adotar permanentemente o tema da desigualdade em suas discussões, o Brasil estará feliz". Além desse tópico, está nas prioridades do país a discussão sobre o financiamento internacional à transição para uma economia sustentável.
Ainda nesta terça, em evento paralelo ao G20 organizado pela Câmara Americana de Comércio, a ministra Marina Silva e a secretária do Tesouro dos EUA Janet Yellen participarão de um painel seguido de entrevista coletiva. O evento ocorre na Sala São Paulo e Marina Silva substitui o ministro Fernando Haddad, que testou positivo para covid-19 e cancelou os compromissos presenciais que teria durante esta semana ligados aos trabalhos do G20.
Também em atividade paralela ao G20 haverá, no Ibirapuera, uma reunião do Banco dos Brics. Atualmente a entidade é presidida pela ex-presidente Dilma Rousseff.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.