Musk disponibilizou mil antenas da Starlink para os socorristas e refugiados no RSReprodução

O bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), anunciou a doação de mil terminais de emergência da Starlink, empresa de internet via satélite, para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9). O empresário também garantiu acesso gratuito até a região se recuperar. Ele já havia tomado decisão semelhante quando estourou a guerra entre Ucrânia e Rússia
O anúncio aconteceu junto ao compartilhamento de um pedido de ajuda publicado pela modelo Gisele Bündchen. No vídeo, a gaúcha explica, em inglês, a dimensão da tragéria no Sul do país e pede doações para as regiões afetadas. Já são 107 mortos e 164 mil desalojados
Fundada em 2015, a Starlink também pertence a Musk e leva internet ao redor do mundo através de satélites da Space X, outro empreendimento do empresário sul-africano. O serviço é usado por mais de 10 mil usuários e tem velocidade de conexão média de 100 Mb/s.
No Brasil, a Starlink foi alvo de um pedido de suspensão por parte da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) após antenas da empresa serem encontradas pela Polícia Federal em zonas de garimpo ilegal, na terra indígena Yanomami, entre 4 e 10 de abril.
A parlamentar questionou se houve falha na fiscalização do uso dos satélites da Starlink, uma vez que o bloqueio dos sinais das antenas só ocorreu depois da operação da PF. Em ofício enviado ao presidente da Anael, o PSOL aponta reincidências e cita que, ano passado, também em terra indígena, agentes federais já haviam encontrado antenas da empresa que facilitavam a comunicação do garimpo ilegal na região.