Lula saiu em defesa do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo LeiteAgência Brasil
Lula defende Leite em evento no RS, após reclamar do governador em entrevista
Tucano foi vaiado durante evento do governo federal de anúncio da aceleração das obras do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após o gestor estadual sofrer vaias em evento do governo federal de anúncio da aceleração das obras do Minha Casa, Minha Vida, no estado nesta sexta-feira, 16. Segundo Lula, não é "correto" deixar transparecer "divergências ideológicas".
A fala do Lula ocorreu de forma espontânea, antes do início oficial da cerimônia. O chefe do Executivo chegou ao palco com ministros e Leite e, logo, foi ao púlpito para fazer o pedido à população local.
"Estou no Rio Grande do Sul em uma visita institucional. sou presidente da República e o governador do estado é convidado nosso para vir neste ato. Não é correto a gente, num ato institucional, ficar transparecendo divergências ideológicas nossas, que elas poderão começar depois que terminar esse ato", comentou Lula.
Lula, então, falou para que o público respeitasse Leite "como se estivesse uma pessoa visitando nossa casa". "É o nosso convidado, é o nosso governador e vai falar. Ele disputou uma eleição e ganhou. Lamentavelmente, é assim a vida", comentou.
O pedido de respeito ocorre após Lula ter reclamado da distância que o governador mantém do governo federal no processo de reconstrução do estado depois da destruição causada pelas enchentes. A fala ocorreu em entrevista à Rádio Gaúcha. O petista disse que Leite "nunca está contente".
Leite tenta se equilibrar entre a necessidade de obter recursos da União para reconstruir o estado e não se aproximar de Lula a ponto de incomodar o eleitorado antipetista, que é numeroso no Rio Grande do Sul.
"Eu às vezes fico incomodado porque o governador nunca está contente com as coisas. O governador deveria um dia me agradecer 'Dizer Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim'", declarou o petista.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.