Gerente de agência da Caixa no Piauí era ameaçado para liberar empréstimosMarcelo Camargo/Agência Brasil

Piauí - Duas pessoas foram presas temporariamente em São Paulo nesta quarta-feira (11), suspeitas de estarem envolvidas em um esquema de extorsão de um gerente da Caixa em Teresina, no Piauí.
De acordo com a Polícia Federal, além das duas prisões, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital paulista e um na cidade onde o funcionário estava sendo extorquido. A ação faz parte da operação Cherut.
A investigação teve início na última quinta-feira (5), quando a denúncia foi feita à Polícia Federal por meio da inteligência do banco, que identificou um grande número de fraudes relacionadas a empréstimos bancários.
Os criminosos estavam chamando pessoas para fazer o papel de 'laranjas', ou seja, criar empresas de fachada. Depois disso, o líder ameaçava o gerente do banco e conseguia empréstimos para essas companhias.
Até o momento, foram identificadas 35 pessoas jurídicas criadas nessas condições e um prejuízo superior a R$ 3 milhões no Giro CAIXA, modalidade de linha de crédito destinada a empresas de todos os portes que desejam aumentar seu capital de giro.
Os investigados podem ser responsabilizados, além do crime de extorsão, por falsificação de documentos, estelionato, e outros que podem ser identificados no decorrer da investigação.