Ellen Monique, conhecida como ’Africanique’, tem mais de 440 mil seguidores nas redesReprodução / Instagram

A influenciadora Ellen Monique, conhecida nas redes sociais como "Africanique", sofreu um sequestro na porta de casa em Salvador, capital da Bahia, nesta quinta-feira (3). Ela foi obrigada a realizar transferências bancárias aos bandidos, que também intimidaram amigos próximos, segundo nota publicada pela advogada da criadora de conteúdo, Naila Trindade.
De acordo com o texto, Ellen foi "surpreendida pelos criminosos enquanto se preparava para encontrar uma pessoa para realizar uma mudança e seguir para a academia".
"Logo após entrar no carro, foi abordada e obrigada a desinstalar aplicativos de rastreamento, e tiraram ela do veículo, abandonando o carro dela numa ladeira, e a colocaram em outro. Durante o sequestro, Monique foi coagida a realizar transferências bancárias, assim como amigos dela, que também foram intimidados por criminosos por ligação", conta o comunicado.
A advogada também falou de internautas que insinuam, falsamente, que o sequestro foi uma invenção da influenciadora. "Esses comentários são infundados e desrespeitosos, colocando em questão a honra de uma pessoa que passou por uma situação traumática. Qualquer insinuação de que Monique fabricou essa situação para ganhar seguidores é uma grave violação da sua integridade", afirma. Ela conclui dizendo que as medidas judiciais cabíveis serão tomadas contra responsáveis por espalhar "informações caluniosas".
Monique publicou stories na manhã desta sexta-feira (4) para tranquilizar seus seguidores sobre o ocorrido. "Passando para tranquilizar vocês e dizer que estou bem fisicamente. Não aconteceu nada comigo. Psicologicamente, estou traumatizada, abalada, porque a gente vê as coisas acontecendo, mas não espera que aconteça com a gente. Inclusive, eu sempre fui cuidadosa. Quem me acompanha sabe o quanto eu evito postar as coisas em tempo real, a localização da minha casa, e mesmo assim essas coisas acontecem, a gente não tem controle", disse.
Ellen Monique possui mais de 440 mil seguidores no Instagram. Ela ficou conhecida nas redes sociais por produzir conteúdos sobre identidade e autoestima negra.
A reportagem tenta contato com as polícias Civil e Militar da Bahia para mais detalhes.