O jornalista Álvaro Damião (União Brasil), de 54 anos, tomou posse nesta quinta-feira (3) como prefeito de Belo Horizonte, em cerimônia realizada no Plenário Amintas de Barros, na Câmara Municipal. O político assume a prefeitura após a morte do então titular Fuad Noman (PSD), aos 77 anos.
Os dois disputaram a eleição do ano passado, quando Fuad conquistou seu segundo mandato. Damião era vice na chapa. O jornalista já estava exercendo interinamente o cargo de prefeito desde o dia 3 de janeiro, quando Faud foi internado com insuficiência respiratória aguda.
Na cerimônia de posse, Damião foi recebido pelo presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), e pelos demais membros da Mesa Diretora. O governador Romeu Zema (Novo) também participou da solenidade.
Emocionado, o novo prefeito relembrou a vida que compartilhou com o gestor Fuad Noman. No discurso, afirmou que cada obra ou ação do município levará o legado de Noman.
"Não posso agradecer a toda minha história, origem e todos vocês e não agradecer aquele que me escolheu para estar aqui. Sem ele, eu não estaria aqui. Fuad foi para mim mais que um gestor exemplar, foi um amigo. Foi um mentor, um ser humano que nos deixa saudade, mas nos deixa um norte. Deixou para mim um legado muito grande. (...) Todas as placas e referências da cidade, todas as inaugurações, a partir de agora, até o dia 31 de dezembro de 2028, levarão o nome da gestão Fuad Noman", garantiu o novo prefeito empossado.
Ele ainda destacou compromissos que pretende cumprir durante a sua gestão, como zerar a fila para rastreamento do câncer de mama, entregar de 11 novas escolas para a educação infantil, obras de urbanização de vilas e favelas, construção de novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda, continuidade das obras de contenção de enchentes, melhorias no trânsito e mobilidade, planos de prevenção para as dez regionais de BH, fortalecimento da Guarda Civil Municipal e a ampliação das políticas de segurança alimentar e assistência social.
"Me comprometo a continuar o que foi construído, a ampliar os acertos e fazer desta gestão uma ponte entre o que Fuad Noman começou e o que Belo Horizonte ainda pode alcançar", garantiu.
O presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes, desejou sorte a Damião e afirmou que o Legislativo será parceiro da prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população.
"Tenho certeza que vamos trabalhar de forma harmônica e independente. Os 41 vereadores foram eleitos de forma democrática para contribuir com o cidadão belo-horizontino, e esse também é o papel da prefeitura", disse.
O governador Romeu Zema destacou que quer contribuir com a Prefeitura de BH para o progresso da cidade. "Independentemente de partido e linha ideológica, todos os 853 municípios recebem o mesmo tratamento (do governo de Minas). Tive o privilégio de conviver com o Fuad e tenho certeza que o Álvaro dará continuidade ao trabalho por Belo Horizonte", afirmou.
Quem é Álvaro Damião
Nascido em Belo Horizonte, o jornalista tem longa trajetória na comunicação, além da carreira política. Ele trabalhou por quase 30 anos como apresentador e repórter esportivo da Rádio Itatiaia e também atuou como apresentador da TV Alterosa, por cinco anos.
O político criou em 2014 o Instituto Bacana Demais, organização sem fins lucrativos que oferece projetos de inclusão social para crianças, jovens e idosos por meio da educação, do esporte, da cultura e do lazer.
Álvaro Damião foi eleito vereador em 2016, pelo PSB, com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com o dobro de votos: 12.742, pelo União Brasil. Nas eleições do ano passado, foi convidado para ser vice de Fuad Noman na candidatura à reeleição. Foram eleitos no segundo turno, com 670.574 votos.
Após a eleição em outubro de 2024, Álvaro Damião foi um dos principais articuladores políticos de Fuad Noman dentro do Legislativo. Ainda no final do ano passado, foi nomeado secretário Municipal de Governo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.