Caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram o avião vindo do PeruArquivo CECOMSAER

Um avião bimotor vindo do Peru caiu em uma área próxima às margens do rio São Manoel, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará, depois de ser interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB), neste domingo (13). Dois bolivianos, que estava a bordo da aeronave, foram presos.
De acordo com a FAB, o avião, modelo Seneca e prefixo PT-RBC, entrou no Brasil por volta das 9h e foi detectado pelos radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV).
"Seguindo os protocolos de policiamento do espaço aéreo brasileiro, os pilotos da FAB adotaram as medidas coercitivas de averiguação, como o reconhecimento à distância e interrogação, seguidas de medidas de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota", explica a FAB.
Depois que o avião caiu, a FAB enviou um helicóptero com agentes da Polícia Federal para o local do acidente, que ficava nas imediações da Aldeia Ariramba, divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará. Lá, os policiais prenderam dois bolivianos e apreenderam pacotes com droga similar à maconha, que estavam próximos à aeronave. Os suspeitos e o material apreendido foram levados sob custódia até a cidade de Alta Floresta (MT). 
A interceptação faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro. A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em parceria com a Polícia Federal (PF) e com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), vinculado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.