Presidente Lula e Janja em encontro com Papa FranciscoRicardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, vão viajar a Roma para participar do funeral do Papa Francisco, que acontecerá no próximo sábado (26) na praça de São Pedro do Vaticano.

O chefe do Executivo adiou as viagens que estavam previstas para Rondônia e Pará nesta semana para poder participar da cerimônia. A perspectiva é de que Lula embarque para Roma na noite de quinta-feira (24), segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Inicialmente, estavam previstas idas de Lula a Porto Velho na quinta e Parauapebas na sexta-feira (25). De acordo com a Secom, ainda não há previsão de quando essas viagens serão remarcadas.
O presidente decretou um luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice. A nota do governo brasileiro elogiou a "simplicidade, coragem e empatia" de Francisco.
Nas redes sociais, Lula publicou um vídeo em que fala sobre o argentino e afirma que "Francisco foi o Papa da esperança". Ele também chamou o papade representante "do acolhimento, da paz e da esperança" na Igreja Católica. Além de "o mais brasileiro dos argentinos" ao lembrar da paixão dele pelo futebol. O bispo de Roma era torcedor ilustre do San Lorenzo de Almagro, clube de Buenos Aires.

"Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do papa Francisco. Do sorriso que iluminava a tudo e a todos, o entusiasmo pela vida, o bom humor, o otimismo e a paixão pelo futebol, qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos", afirmou.

Lula também afirmou que, durante o papado de Francisco, iniciado em 2013, o bispo de Roma teve uma atenção maior com os excluídos O petista também destacou os alertas feitos por ele sobre a crise climática, as ameaças de destruição do planeta e as recentes guerras.

"Francisco foi o papa de todos, mas principalmente o dos excluídos, os dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não tem voz, das vítimas da fome e do abandono", afirmou Lula.



O Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, morreu na madrugada desta segunda-feira, 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um colapso cardiocirculatório. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
*Com informações do Estadão Conteúdo