Edy Star foi internado depois de sofrer uma queda em casaDivulgação

O cantor, compositor, dançarino e produtor Edy Star, de 87 anos, morreu na madrugada de quinta-feira, 24, no Hospital Heliópolis, em São Paulo. Ele estava internado depois de sofrer uma queda em casa. O artista foi transferido para o Hospital Heliópolis na quarta-feira, 23, depois de esperar mais de 30 horas pela remoção na UPA da Vila Mariana. Durante esse período, o biógrafo do cantor, o historiador Ricardo Santhiago, promoveu uma mobilização nas redes sociais para conseguir uma vaga para Star em um hospital.
De acordo com a assessoria do cantor, Star morreu de insuficiência respiratória, insuficiência renal e pancreatite. O texto diz ainda que o cantor morreu "sem dor, enquanto recebia tratamento médico".
Nascido em Juazeiro, na Bahia, Edivaldo Souza, nome de batismo de Star, começou a carreira na adolescência se apresentando no programa A Hora da Criança, da Rádio Sociedade da Bahia. Nos anos 1960, se aproximou do eixo Rio-São Paulo em busca de novas possibilidade artísticas. Ainda nos anos 1960, compôs com Gil a toada Procissão.
Ganhou destaque ao participar do álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, de 1971, ao lado de Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada. Em 1974, lançou seu primeiro álbum solo, Sweet Edy, com músicas inéditas de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e da dupla Roberto e Erasmo Carlos.
Na capa, a imagem de um artista glam, com inspiração em nomes como David Bowie, T. Rex e Alice Cooper. Gil, aliás, compôs para ele a canção Edith Cooper. Nos anos 1990, Star se mudou para a Espanha, onde atuou no teatro e como produtor de boates. De volta ao Brasil, passou a ser cultuado por uma nova geração. Em 2017, lançou o álbum Cabaré Star, com produção musical de Zeca Baleiro e Sergio Fouad.
Atualmente, divulgava um projeto de financiamento coletivo para lançar um álbum só com músicas do amigo Raul Seixas. Recentemente, Ricardo Santhiago lançou a biografia Eu Só Fiz Viver - A História Oral Desavergonhada de Edy Star.