Acre - A cadela Cerys foi homenageada nesta quarta-feira (14) pelo Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) após sua morte. A corporação se referiu a ela como uma 'heroína de quatro patas' e publicou um vídeo de despedida.
fotogaleria
Nas imagens e mostrado que a cadela foi enrolada em uma bandeira do Acre e carregada pelo Major BM Dyego Vieira, que narra o vídeo.
Na publicação, é contado que o animal foi o primeiro a exercer esta função no estado. "A Cerys foi a pioneira nesta atividade, é a nossa 01. O Corpo de Bombeiros tem um grande apresso e um carinho".
O major também opinou que "se tiver um defeito que os cães apresentam, é viver poucos anos" e que eles não "perdem tempo ficando chateados, tendo ego, tendo desavenças. Não à toa, é considerado o melhor amigo do homem".
Também foi dito que haverá mais investimentos do estado em animais que auxiliam o trabalho dos militares. Alguns cães, que também atuam no CBMAC, estavam presentes na cerimônia.
Ações de resgate e terapia
No texto que acompanha a postagem, os militares explicam que o animal chegou a eles em 2020. Também é dito que a cadela "desbravou o caminho da Metodologia de Venteio, especializando-se na detecção de vidas humanas em meio a escombros, deslizamentos, soterramentos, além da busca em região de mata".
Mas além do lado profissional, "sua natureza social irradiava alegria em solenidades militares, exposições e, de forma especial, nas atividades de terapia, onde seu contato levava conforto e sorrisos a pessoas de todas as idades".
O CBMAC informou que o animal será sempre "um símbolo do nosso nascimento e história. Seu espírito aguerrido e leal se junta à legião de valorosos Bombeiros Militares que serviram com honra esta instituição".
Confira a homenagem na íntegra
Com o coração apertado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre se despede de Cerys, uma pioneira, uma heroína de quatro patas que trilhou os primeiros passos da nossa especialidade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Oriunda da nobre linhagem de cães operacionais do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco - CBMPE (@canilcbmpeoficial), Cerys chegou ao CBMAC para se tornar o primeiro elo dessa corrente de esperança, ainda no ano de 2020.
Sob a condução atenta e dedicada do Major BM Dyego Vieira, Cerys desbravou o caminho da Metodologia de Venteio, especializando-se na detecção de vidas humanas em meio a escombros, deslizamentos, soterramentos, além da busca em região de mata. O binômio formado por homem e cão era a personificação da dedicação e da eficiência, um laço que transcendia o treinamento e se fortalecia na confiança mútua.
Mas Cerys não era apenas uma profissional. Sua natureza social irradiava alegria em solenidades militares, exposições e, de forma especial, nas atividades de terapia, onde seu contato levava conforto e sorrisos a pessoas de todas as idades.
Hoje, o CBMAC se despede do corpo físico de Cerys, que será eternizado em nosso Pelotão de Cães como um símbolo do nosso nascimento e história. Seu espírito aguerrido e leal se junta à legião de valorosos Bombeiros Militares que serviram com honra esta Instituição.
Que a sua memória continue a inspirar a nossa jornada em "Vidas alheias e riquezas salvar." "Um Homem; Um cão; Qualquer missão!"
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.