Neve é considerada atração turística em São José dos Ausentes, Rio Grande do SulReprodução / Governo do Rio Grande do Sul
A neve chegou em São José dos Ausentes! O fenômeno atrai turistas de todo o país e reforça a vocação do Rio Grande do Sul como destino de inverno. Paisagens congeladas, acolhimento caloroso e experiências únicas marcam a temporada. Venha viver o frio conosco. Vem pro RS! pic.twitter.com/HUQkUYpnaJ
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) May 29, 2025
Segundo a MetSul Meteorologia, a queda dos flocos de neve é resultado da intensa massa de ar polar que ingressou no Sul do País na quarta (28), provocando uma acentuada diminuição das temperaturas, com termômetros marcando próximos de 0°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul Catarinense.
As condições climáticas para a ocorrência da neve foram propiciadas pela combinação do ar extremamente frio com uma baixa fria em níveis atmosféricos médios (entre 3 mil e 5 mil metros), além da umidade trazida pela circulação de um ciclone extratropical formado na costa gaúcha.
Temperatura de -1,29°C em Santa Catarina
Na Serra catarinense, no município de Urupema, a pouco mais de 1,3 mil metros acima do nível do mar, também registrou os primeiros flocos de neve do ano, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri.
O ponto mais gelado foi no Morro de Urupema, onde os termômetros despencaram para -1,29°C por volta das 6h. A onda de frio ainda atingiu outras localidades da região serrana como Urubici, onde a mínima foi de -0,07°C às 4h,e em São Joaquim, com termômetros marcando 0,26°C.
Meteorologistas já alertavam, na semana passada, sobre a possibilidade de neve no Sul do Brasil, dada a força dessa massa de ar polar.
A previsão indica que as condições para o fenômeno persistem ainda nas próximas horas, especialmente entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina, onde as altitudes superam os 1.000 metros.
Há, inclusive, a chance de neve forte e isolada. Para altitudes menores, entre 700 e 1000 metros, como na Serra Gaúcha, a probabilidade de nevar é menor, podendo ocorrer precipitação invernal em forma de chuva congelada ou mista (flocos de neve misturados à chuva).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.