Zoológico da capital suspendeu a presença do público em 28 de maio depois de dois animais morrerem pela doençaReprodução
Brasília confirma caso de gripe aviária em zoológico
Brasil suspendeu os envios de carne de frango para 24 países devido ao surto da doença
O governo de Brasília confirmou na terça-feira (3) um caso de gripe aviária no zoológico da capital, fechado na semana passada após a morte de duas aves silvestres em um momento de surto da doença.
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, suspendeu os envios do produto para 24 países devido a um surto de gripe aviária que começou em meados de maio.
O zoológico da capital suspendeu a presença do público em 28 de maio, depois que um pombo e um pato foram encontrados mortos em suas instalações e considerados "casos suspeitos" da doença.
As mostras confirmaram que "foi detectado um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)" no zoológico de Brasília, informou a secretaria de Agricultura do Distrito Federal.
"Com a confirmação do foco, conforme tratativas junto a Coordenação do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, será mantida a interdição do zoológico até o dia 12 de junho, caso não ocorra novos casos no local", acrescentou a secretaria.
Cinco focos de gripe aviária foram detectados no país nas últimas semanas, segundo o Ministério da Agricultura. O primeiro caso foi registrado em 16 de maio em uma fazenda no estado do Rio Grande do Sul.
