Aposentado pode fazer a contestação do desconto nas agências dos CorreiosAntonio Cruz/Agência Brasil

Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS em todo o País já foram atendidos pelos Correios até esta terça-feira, 3, para averiguar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques.

O atendimento começou na última sexta-feira, 30, com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente. Para encontrar uma agência dos Correios que faça esse atendimento, a pessoa pode consultar os sites do INSS e dos Correios, ou a Central 135.

Veja aqui a lista de agências dos Correios cadastradas.

No sistema do Meu INSS e no telefone 135, já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço de sábado, 31. Apenas 60 mil confirmaram os débitos.

A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas têm 15 dias úteis para responder.

Nas agências, aposentados e pensionistas podem:

- Consultar se houve algum desconto em seu benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.