Elefante Sandro vive em zoológico de Sorocaba há mais de 40 anosReprodução / Instagram

Uma campanha nas redes sociais mobilizou artistas em prol da transferência do elefante Sandro, que vive há mais de 40 anos no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, interior de São Paulo, para um santuário especializado nesta espécie em Mato Grosso. A iniciativa contou com as participações dos atores Paula Burlamaqui, Heloísa Périssé, Jeniffer Nascimento, Mari Bridi e Miguel Rômulo, que fizeram o apelo ao prefeito da cidade, Rodrigo Manga.
"Senhor prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, por favor, liberte o Sandro", afirmaram os intérpretes, em publicação de 18 de junho. O mandatário do município ironizou o pedido no último sábado (28) e afirmou que o bicho é cuidado por uma equipe técnica e "cercado de carinho".
"Os mesmos atores globais que ficam lacrando na internet tentando salvar a Amazônia quando ela está queimando, não colocam um dedo nela para fazer alguma coisa. Agora, querem decidir o destino do elefante Sandro, que vive aqui em Sorocaba há mais de 40 anos. Querem aparecer na internet como defensores dos animais, mas não conhecem a história, não conhecem o Sandro e muito menos a nossa cidade", afirmou.
"O Sandro é bem tratado, monitorado por uma equipe técnica, alimentado com cuidado e cercado de carinho todos os dias. Ele é parte da história de Sorocaba e não é um post no Instagram de quem nunca pisou aqui que vai decidir se ele vai sair ou ficar. O que vai decidir isso são os técnicos, com responsabilidade, com base em critério. Ele pode até ir, mas desde que isso seja melhor para o próprio Sandro", concluiu.
Entenda a história
O elefante está desde 2020 sem a companhia de outro animal da mesma espécie. De acordo com o promotor Jorge Marum, em decisão do Ministério Público de São Paulo assinada no último dia 24 de abril, essa condição de isolamento, aliada à limitação de espaço e exposição contínua a visitantes, compromete o bem-estar do bicho.
A Justiça, então, pediu a transferência do Sandro para o Santuário dos Elefantes Brasil, em Mato Grosso, que segundo o documento, apresenta uma estrutura mais compatível, com amplo espaço, possibilidade de convivência com outros animais da mesma espécie.
A decisão tinha um prazo de 45 dias, mas de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a prefeitura de Sorocaba ainda está no prazo para recorrer, porque houve embargos de declaração para esclarecer a sentença, o que interrompe o tempo da apelação.
Um laudo técnico independente de um perito especializado em animais silvestres, nomeado pela própria Justiça, atestou que Sandro está vivendo em um ambiente inadequado. O texto diz que a infraestrutura e o espaço disponíveis no zoológico são insuficientes para atender as necessidades de um elefante idoso.