Tarcísio de Freitas mira o voto do eleitor de BolsonaroReprodução

São Paulo - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), "deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições". Em publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), o governador compartilhou a nota do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu Bolsonaro, afirmando que o réu sofre "perseguição" e "caça às bruxas".
"Com a palavra, presidente Donald Trump. Jair Bolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente!", escreveu Tarcísio, um dos pretendentes a herdar o capital político de Bolsonaro nas eleições de 2026. O ex-presidente está inelegível até 2030, por condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Tarcísio foi testemunha de Bolsonaro na ação penal que julga a tentativa de golpe de Estado, cuja relatoria é do ministro Alexandre de Moraes. Em depoimento de menos de dez minutos prestado em 30 de maio, o governador afirmou que Bolsonaro não teve conversas com teor golpista com ele depois do segundo turno das eleições de 2022.
Bolsonaro afirmou que recebeu a nota de Trump com "muita alegria", e que o presidente americano também enfrentou "perseguição política". Um de seus filhos, deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está vivendo no país americano buscando formas de facilitar a vida do pai, afirmou que "essa não será a única vez nesta semana que você vai ouvir o governo dos Estado Unidos falando sobre esse tema da 'perseguição' no Brasil".