Lula lamenta morte de criança no Rio Grande do Sul Reprodução

O presidente Lula (PT) lamentou a morte de Bianca Zanella, de 11 anos, que caiu do Cânion Fortaleza, na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (10).
Em publicação no X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (11), o político citou a comoção causada pelo falecimento e expressou solidariedade aos pais da vítima, além de destacar os esforços na tentativa de resgate.
"A morte da pequena Bianca Zanella, de 11 anos, me comoveu profundamente. Ela caiu de um penhasco no Parque Nacional da Serra Geral, no Rio Grande do Sul e, apesar do bravo esforço das forças de segurança, não foi possível resgatá-la com vida. Expresso minha profunda solidariedade aos seus pais e familiares, e desejo que Deus lhes traga a consolação neste momento de dor", escreveu.
Mais cedo, a ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade) também havia demostrado solidariedade. Ela informou que o ICMBio estava à disposição para o que fosse necessário.
"Com profunda tristeza recebi a notícia do falecimento da menina que caiu no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, uma Unidade de Conservação do ICMBio (...) Como se faz inteiramente necessário, o ICMBio está à disposição das autoridades competentes para cooperar com a investigação sobre o caso", escreveu.
Morte
A menina, natural de Curitiba, no Paraná, estava em passeio com os pais e dois irmãos menores quando ocorreu o acidente. Segundo Andrews Mohr, secretário de Turismo de Cambará do Sul, a família havia parado para fazer um lanche perto de um dos mirantes.
Neste momento, Bianca se aproximou do penhasco e acabou caindo. O pai tentou correr atrás dela, mas não conseguiu alcançá-la antes da queda, que aconteceu por volta das 13h. O Corpo de Bombeiros (CBMRS) só confirmou a morte cerca das 23h.
A vítima caiu de uma altura de 70 metros. A localização dela foi possível com o uso de um drone com câmera térmica. Equipes de resgate do CBMRS de Canela e Cambará do Sul, além de agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar, foram imediatamente acionados.
O parque oferece trilhas e mirantes que permitem apreciar a beleza da região. A mistura de aventura com contemplação da natureza é um dos principais atrativos. Cambará do Sul fica a aproximadamente 200 quilômetros de Porto Alegre.