Ceará - Um foco de gripe aviária foi confirmado em aves domésticas em uma propriedade rural no município de Quixeramobim, no Sertão Central. A informação foi confirmada pelo governo do estado nesta sexta-feira (18).
"O Governo do Ceará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), informou que foi confirmado um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves de subsistência em uma propriedade no município de Quixeramobim, no Sertão Central", diz o comunicado do governo estadual.
A Adagri esclareceu que o Serviço Veterinário Oficial do CE (SVO-CE) já iniciou na manhã desta sexta-feira as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com interdição da propriedade e eutanásia das aves, que será seguido do protocolo de saneamento da criação, conforme previsto no Plano.
Também já está sendo conduzida investigação complementar, em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do foco, e de possíveis vínculos com outras propriedades.
Consumo seguro?
A agência reforçou que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. Portanto, a população pode se ficar assegurada de que não há nenhuma restrição quanto ao consumo.
No Brasil, até o momento, já foram detectados 181 casos de influenza aviária, sendo 172 casos em aves silvestres, um em ave comercial e oito em aves de subsistência, todos controlados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.