Bolsonaristas realizam ato em Brasília neste domingoReprodução/X

Bolsonaristas foram às ruas de algumas capitais brasileiras neste domingo (20), para uma caminhada em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na última sexta-feira (18), ele passou a usar tornozeleira eletrônica e foi submetido a outras medidas restritivas.

Em Brasília, o ato foi convocado por parlamentares como a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Segundo comunicado divulgado nas redes sociais das duas, a concentração será às 9h no Eixão Sul, em frente ao Banco Central, e os manifestantes foram orientados a vestir verde e amarelo.
O filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), publicou imagens da manifestação nas redes sociais. O político citou a ação como uma "manifestação espontânea".

Além da capital federal, manifestações pró-Bolsonaro foram convocadas em outras cidades. O senador Magno Malta (PL-ES) divulgou em suas redes sociais uma carreata em Vila Velha (ES) contra o que chamou de "injustiça brutal" contra o ex-presidente.
Capitais do Sudeste registram protestos

Em Belo Horizonte, apoiadores compartilharam nas redes sociais um chamado para manifestação na Praça da Liberdade. Na capital mineira, os participantes do protesto exibiam cartazes pedindo a saída do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Uma grande bandeira também criticava o presidente Lula, chamando-o de "pai dos impostos".
Manifestantes exibiam cartazes em protesto ao ministro Alexandre de Moraes e ao presidente Lula - Reprodução/X
Manifestantes exibiam cartazes em protesto ao ministro Alexandre de Moraes e ao presidente LulaReprodução/X
No Rio de Janeiro, os bolsonaristas se reuniram em Copacabana, na Zona Sul. Muitos pediam a intervenção de Trump no que acreditam ser uma 'ditadura' no Brasil. Um cartaz apresentava o seguinte dizer tanto em inglês quanto em português:
"Trump, salve o povo do Brasil da ditadura. Nós não somos comunistas".
Bolsonaristas protestam em Copacabana - Reprodução/X
Bolsonaristas protestam em CopacabanaReprodução/X
Vídeos também circulam nas redes sociais mostrando diversos manifestantes pró-Bolsonaro se reunindo para protestar na Avenida Paulista, em São Paulo.
PL quer manifestações como resposta a medidas cautelares
Na sexta-feira, o Partido Liberal começou a planejar manifestações em resposta às medidas cautelares impostas a Bolsonaro. Em nota divulgada no Instagram, a legenda diz que "o povo deve voltar às ruas de forma pacífica e ordeira".

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcanti (RJ), também se manifestou e publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) a frase "Brasil nas ruas já!".

O blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo, que está nos Estados Unidos e mantém interlocução com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), fez publicação semelhante, dizendo que "está chegando a hora de ir pras ruas - pacífica e ordeiramente - de uma forma nunca antes vista".

Em seu último ato, realizado em 29 de junho, o ex-presidente reuniu 12,4 mil pessoas. O número é o menor registrado em São Paulo em manifestações bolsonaristas, desde que Bolsonaro deixou a Presidência em 2022.
Com informações do Estadão Conteúdo.