"Preta, preta, pretinha…Vá em Paz minha querida. Lhe conheci adolescente e de alguma forma lhe vi crescer e vi você se transformar numa das artistas de personalidade mais amada, inspiradora, mais autêntica do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papa na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas. A família Gil, todo meu amor e solidariedade. Meu amado Gil, Flora e Drão, Francisco, Maria, Nara, Bela, Bem, José, Marília, toda família, meu abraço. Obrigada por tanto amor à vida! Valeu, Pretinha. Preta Gil, Presente!", escreveu.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ressaltou a alegria que a cantora continuou espalhando mesmo em um momento crítico da sua vida.
"Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento. Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta. Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam."
Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), destacou a coragem de Preta Gil durante sua luta contra o câncer.
"O Brasil perde hoje uma das mulheres mais marcantes da nossa música e cultura. Artista talentosa e símbolo de representatividade na cultura brasileira, Preta Gil foi muito além da música. Sua voz ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade. Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. Enfrentou com bravura a luta contra o câncer, compartilhando sua jornada com o país e inspirando milhares de pessoas com sua coragem e fé. Neste momento de dor, me solidarizo com o pai Gilberto Gil, com toda a família, amigos e admiradores."
O vice-presidente do país, Geraldo Alckmin, destacou a importância das lutas da artista contra o racismo.
"Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos."
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lembrou sobre o apoio que recebeu da cantora.
"Preta Gil foi e sempre será potência. Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu a minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos. Hoje o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida. Minha solidariedade a toda família Gil."
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), manifestou pesar pela morte da artista e desejou força aos familiares.
"Daquelas coisas que deviam ser proibidas de acontecer. Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse. Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar! Quero manifestar meu mais profundo pesar pela passagem da @pretagil . Que Deus possa confortar o coração dos fãs, da enorme legião de amigos dela, dos familiares e especialmente desse grande cara , meu amigo @gilbertogil . Toda força do mundo pra vocês! Valeu @pretagil , não vamos te esquecer!".
A Prefeitura do Rio decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da Preta Gil, que estreou como cantora em 2003 e fez sucesso no Carnaval carioca no comando do Bloco da Preta.
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, apontou a relevância da artista para o mundo da música.
"Preta cor, preta voz, @PretaGil. Que tua alegria contagie os anjos. Vá em paz. Meus sentimentos aos familiares e a todos que, como eu, amam a música brasileira - que tem muito de Preta."
Preta cor, preta voz, PretaGil. Que tua alegria contagie os anjos. Vá em paz. Meus sentimentos aos familiares e a todos que, como eu, amam a música brasileira - que tem muito de Preta. pic.twitter.com/1EH61JlIdl
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), relembrou as apresentações da cantora no munícipio e disse que sua história continuará viva no país.
"Recebi com tristeza a notícia da partida da querida Preta Gil. Uma artista de muito talento, corajosa e que tocou o coração de milhões de brasileiros. Tivemos a honra de recebê-la em Niterói em diferentes momentos. Preta se apresentou com alegria e generosidade no Teatro Popular, na Sala Nelson Pereira dos Santos e no Horto do Fonseca, sempre com muito carinho pelos niteroienses. Que Deus a receba em paz e conforte o coração de toda a família Gil, amigos e fãs. Sua voz e sua força seguirão vivas na memória e na cultura de nosso país."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.