Preta Gil faleceu aos 50 anos Reprodução/Instagram

Rio - Preta Gil morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos. A informação foi confirmada ao Dia pela assessoria da artista que estava em Nova York, nos Estados Unidos, realizando um tratamento alternativo contra um câncer de intestino diagnosticado em 2023. 
Desde a descoberta do problema de saúde, a artista passou por duas cirurgias complexas. A primeira, realizada cerca de sete meses depois do diagnóstico, durou 14 horas e incluiu a retirada do tumor e do útero. Ela permaneceu internada por quase um mês.
Em dezembro do ano passado, Preta foi submetida a uma nova cirurgia ainda mais delicada, com cerca de 21 horas de duração. Na ocasião, foram removidas partes do aparelho digestivo e do sistema linfático. A cantora ficou internada por 55 dias e teve alta em fevereiro de 2025.
No início de abril, ela foi internada no Rio de Janeiro para realizar exames e tomar alguns medicamentos. Quatro dias depois, foi transferida em um avião particular para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No dia 16 do mesmo mês, a artista recebeu alta.
Trajetória
A carioca Preta Maria Gadelha Gil Moreira iniciou a carreira artística depois de ser convencida por amigos, como Ana Carolina e Ivete Sangalo, e lançou o primeiro álbum de estúdio, intitulado "Prêt-à Porter" (2003), com destaque para a faixa "Sinais de Fogo". Também gravou os discos "Preta" (2005), "Sou Como Sou" (2012) e "Todas as Cores" (2017).  
Em 1990, quase desistiu da carreira após o falecimento do irmão, Pedro. O rapaz morreu aos 19 anos em um acidente de carro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. A retomada veio por incentivo da apresentadora Regina Casé.
Para celebrar 10 anos de trajetória nos palcos, a artista gravou o DVD "Bloco da Preta", que contou com as participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho. Em 2014, surge o famoso trio de carnaval inspirado na turnê comemorativa.
Estreou em novelas ao integrar "Agora é Que São Elas" (2003), da TV Globo. Participou das séries "Ó Paí, Ó" (2008), "As Cariocas" (2010) e "Vai que Cola" (2015). Em 2017, brilhou em outro palco: na Marquês de Sapucaí como rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira. Apresentou o programa TVZ, no Multishow, em 2024. 
Vida Pessoal
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira mulher do cantor, Preta Gil tinha como irmãos Pedro e Maria, frutos do casamento dos pais, Nara e Marília, do casamento de Gil com Belina de Aguiar, e Bem, José e Bela Gil, da relação do cantor com Flora. A cantora era sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa (1945-2022). 
Declaradamente bissexual, Preta Gil foi casada com o ator Otávio Müller com quem teve seu único filho, Francisco. O rapaz é pai de Sold e Maria, neta da cantora. Também se envolveu com o mergulhador Carlos Henrique Lima, os atores Caio Blat e Paulo Vilhena, e o apresentador Marcos Mion. 
Seu último relacionamento foi com Rodrigo Godoy e chegou ao fim em 2023. A separação ocorreu quando artista já enfrentava a doença. Em algumas entrevistas, ela contou que ela a traiu durante o tratamento do câncer.