Idosas estavam sozinhas no apartamento em situação de insalubridadeDivulgação/Polícia Civil

Rio Grande do Sul - Duas irmãs, de 90 e 92 anos, foram resgatadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As duas estavam sós em um apartamento, no bairro Nonoai, em uma situação de extrema insalubridade.
De acordo com a Polícia Civil, as idosas estavam se alimentando com ração de gato e "em péssimas condições sanitárias". A operação foi realizada por agentes da Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa Idosa.
"Encontramos as idosas muito adoecidas e desnutridas. Elas estavam comendo ração de gato. Uma delas é diabética e estava consumindo açúcar", disse a delegada Ana Luiza Caruso em entrevista à emissora gaúcha RBS.
Os policiais souberam da situação através de vizinhos, que notaram um cheiro estranho vindo do apartamento delas. Além disso, as irmãs tinham uma vida considerada ativa, mas já não saíam do imóvel há muitos dias. O resgate aconteceu na última terça-feira (15).
As vítimas foram encaminhadas a um hospital privado de Porto Alegre. A delegacia abriu um inquérito para a investigação, mas possivelmente não haverá indiciamentos por abandono, já que as duas não possuem família.
"As duas não tem filhos, não tem netos, não tem ninguém que possa falar por elas. É talvez mais uma questão social do que apuração de crime porque elas não foram abandonadas por familiares", disse Caruso.
Ainda segundo a emissora, as duas são diagnosticadas com alzheimer. A tendência é que quando saiam do hospital, passem a ser cuidadas por uma instituição de assistência social municipal.