Prova Nacional Docente (PND) pretende atender 2,3 milhões de professores em todo o país Tomaz Silva/Agência Brasil
Durante esse período, também é possível solicitar uso de nome social por pessoas trans, além de atendimento especializado, por exemplo, por pessoas com deficiência (PCD), gestantes e lactantes. O pedido deve ser feito no ato da inscrição.
Taxa de inscrição
Para quem solicitou a isenção da taxa de inscrição, conforme as condições previstas no edital, os resultados estão disponíveis na Página do Participante da PND, com login do portal Gov.br.
Participantes
Além deles, podem se candidatar todos os já formados em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que aderiram à PND - e vão adotar o resultado da avaliação como etapa de admissão no magistério público.
Confira o cronograma da PND
- Inscrição: 14 a 25 de julho;
- Solicitação de atendimento especializado ou por nome social: 14 a 25 de julho;
- Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho;
- Aplicação da prova: 26 de outubro;
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro;
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro;
- Resultado final: 10 de dezembro.
A Prova Nacional Docente (PND) 2025 será aplicada pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal em 26 de outubro. A PND tem como base a avaliação teórica do Enade das Licenciaturas.
O exame, chamado de CNU dos Professores não substitui o processo seletivo das redes. As redes públicas de ensino que aderiram voluntariamente à prova poderão usar o resultado dos participantes como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores. Também poderão aplicar etapas adicionais na seleção, como provas práticas e avaliação de títulos.
A Prova Nacional Docente é parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 para fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério.
A iniciativa pretende atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.