Presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpAFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou na mira dos brasileiros, nas redes sociais, nesta quarta-feira (30) após assinar o decreto que oficializa tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil. No entanto, o texto deixa 694 itens fora da taxação, como o suco de laranja, celulose e os aviões da Embraer.
A decisão de Trump foi vista por muitos como uma demonstração de fraqueza e acabou virando combustível para o humor brasileiro na internet.
O termo TACO é a abreviação de "Trump Always Chickens Out", o que pode ser traduzido como "Trump sempre amarela", insinuando que o republicano costuma voltar atrás nas decisões radicais que anuncia. 

A expressão foi usada pela primeira vez em março pelo jornal britânico Financial Times para falar do adiamento da imposição de tarifas extras de produtos da União Europeia importados pelos Estados Unidos. Em seguida, espalhou por Wall Street (principal centro financeiro dos EUA), ganhando força como piada entre investidores e analistas de mercado.
O colunista Robert Armstrong também publicou o termo em um artigo da série Unhedged ("Sem cobertura"), onde apontava que o governo norte-americano demonstrava "baixa tolerância a pressões econômicas e do mercado", e que, diante de impactos negativos, tendia a voltar atrás. Ele chamou isso de "a teoria do Taco: Trump Always Chickens Out".

Em maio deste ano, Trump chegou a ficar irritado ao ser questionado sobre a expressão pela imprensa. "Você chama isso de amarelar? Isso é negociação", afirmou.
No Brasil, o termo virou a nova queridinha nas redes sociais e entrou nos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter), com milhares de piadas, montagens e comentários satirizando a postura do presidente norte-americano.
Veja:
Um internauta observou que "o Brasil, mesmo sem fechar acordo algum, conseguiu condições muito melhores que o acordo fechado pela União Europeia". E acrescentou: "Resumindo: "TACO - Trump Always Chickens Out. TRUMP SEMPRE ARREGA."
Outro perfil escreveu: "Trump isentou quase tudo no final da história.
Trump Always Chickens Out".
 Um internauta comemorou: "Taco-Trump Always Chickens Out. LULA VENCEU".
Com uma foto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, um outro perfil escreveu explicando o uso da expressão e também zombou do presidente dos Estados Unidos.
"(...) Trump arregou. Estamos com Alexandre", publicou.
Outra internauta ainda mencionou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), dizendo que ele é um "pintinho amarelo" e que Trump "sempre é covarde".
O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está nos Estados Unidos desde o início de 2025 Em março, o parlamentar anunciou que permaneceria no país, onde buscaria "sanções aos violadores dos direitos humanos", em referência ao ministro Alexandre de Moraes e outras autoridades que se alinham ao magistrado.