Polícia congelou R$ 35 milhões em bens e valores dos sequestradosDivulgação / PF

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (FICCO/SC) realizou, na manhã desta terça-feira (5/8), uma operação que tinha como objetivo desarticular facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Os criminosos atuam em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Na ação, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça ainda determinou o congelamento de bens e valores dos investigados e das pessoas jurídicas vinculadas aos suspeitos, até o montante de R$ 35 milhões.
Em abril do ano passado, durante uma ação da PF, uma pessoa ligada ao mesmo esquema criminoso foi presa em flagrante, quando transportava 33kg de cocaína.

As investigações tiveram início em setembro de 2023, após análise de dados apreendidos no cumprimento de mandado de busca e apreensão e prisão de um condenado de uma operação da PF, que se encontrava foragido e residindo no interior de São Paulo, inclusive utilizando documento falso.

No decorrer da apuração foi constatada expressiva movimentação financeira com indícios de origem ilícita, em uma complexa estrutura de pessoas físicas e jurídicas voltadas à prática de lavagem de dinheiro.

A FICCO/SC é uma força-tarefa composta atualmente pela Polícia Civil/SC, Polícia Federal e Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina, que atua de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.