As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a noite de quinta-feira (21), provocaram danos em ao menos 34 municípios. Em Porto Alegre, o volume de chuva já superou, em algumas regiões, o total previsto para todo o mês na cidade. Ao longo do dia, alguns voos foram cancelados no Aeroporto Salgado Filho.
fotogaleria
A Defesa Civil do estado, por meio de boletim, informou estar prestando apoio aos locais afetados, em especial a São Lourenço do Sul, cidade que registrou 19 desabrigados e 22 desalojados.
No município, o Arroio São Lourenço saiu do seu leito normal, afetando residências às margens do arroio. Em um período de 24 horas, o acumulado de chuva no local chegou a 143,8 mm. Conforme o Corpo de Bombeiros Militares, foram realizadas sete remoções em razão da elevação do nível do arroio.
Até o momento, neste sábado, as equipes da Defesa Civil de Porto Alegre já atenderam dois deslizamentos, cinco desabamentos, três destelhamentos e dois alagamentos no local.
Na área de Lomba do Sabão, em Porto Alegre, já choveu 145,2 mm desde às 20h de terça-feira até às 18h deste sábado. A média histórica de chuva em todo o mês de agosto é de 120 mm. Em apenas 48 horas, o local já superou esse volume.
O alerta meteorológico permanece em vigor até o final da noite deste sábado. A previsão indica rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de temperatura, que pode chegar a 10°C durante a noite em Porto alegre.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.