Alexandria Ocasio-Cortez também pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países Dimitri Rodriguez
Deputada americana pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil
Questionamento da parlamentar foi feito por meio de uma proposta de emenda ao projeto de lei do Orçamento de Defesa dos EUA
A deputada do partido Democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, pediu que o governo de Donald Trump explique os motivos da aplicação do tarifaço de 50% sob os produtos brasileiros que entrou em vigor em 6 de agosto.
No mês passado, sem dar detalhes, Trump decretou Emergência Nacional e argumentou que a implementação da alíquota extra sobre as importações do Brasil é uma resposta às ameaças à segurança nacional contra os Estados Unidos.
O questionamento da parlamentar democrata foi feito por meio de uma proposta de emenda ao projeto de lei do Orçamento de Defesa, que ainda precisa ser aprovado.
Na sugestão enviada, a parlamentar AOC, como é conhecida, exige que o Departamento de Defesa emita um relatório detalhando quais as políticas e práticas brasileiras que "constituem uma ameaça incomum e extraordinária" à segurança nacional, à política externa e economia dos EUA.
A deputada também pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países.
O tarifaço entrou em vigor em 6 de agosto e nem todos os produtos estão sujeitos à cobrança total. Foram excluídos, por exemplo, 694 produtos brasileiros, o que equivale a 43% de tudo o que foi exportado aos EUA em 2024. Estão isentos, por exemplo, suco de laranja, derivados de petróleo e produtos de aviação civil.
No entanto, segundo o governo brasileiro, a tarifa extra atinge 36% dos produtos exportados pelo Brasil aos EUA, incluindo itens importantes na relação comercial bilateral, como máquinas agrícolas, carnes e café.
O projeto que prevê o orçamento da Defesa já tem 985 propostas de emenda. E o adendo apresentado pela deputada norte-americana pode não ter apoio suficiente, já que os democratas são minoria no Congresso.
Trump tem feito críticas ao julgamento de Bolsonaro no STF
Em uma das justificativas para a aplicação da sobretaxa de 50% sobre as importações brasileiras, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a afirmar que uma das razões seria o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal (STF), que é réu por tentativa de golpe de Estado.
O julgamento da ação penal que pode condenar ou absolver Jair Bolsonaro e outros sete réus começa na terça-feira, 2, em Brasília.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.