Na gravação, aparecem diferentes momentos do governo de Bolsonaro, em que ele minimiza a gravidade da pandemia de Covid-19 - a chamando de "gripezinha" - e é responsabilizado pelas mortes.
A Justiça e a democracia brasileira venceram. Pela primeira vez, um ex-presidente da República foi julgado e condenado por tentativa de golpe de estado, tendo o seu amplo direito à defesa assegurado ao longo do processo.
"Numa nação marcada pela esperança e luta, um nome se ergueu prometendo salvação, mas trouxe consigo a morte, a sombra e o caos. O ex-presidente não está mais acima da lei. Ele que deveria zelar pelo povo, virou as costas para nação brasileira. Durante a pandemia, a saúde virou um fardo, a ciência foi ignorada e milhares de vidas foram perdidas. Vítimas de um negacionismo cruel", inicia o vídeo.
O material também o aponta como um dos principais culpados pela tentativa de golpe de Estado: "A bandeira que deveria unir o Brasil foi sequestrada para alimentar sua ambição pessoal. Bolsonaro prometeu ordem, mas semeou a desordem e o caos. Prometeu a liberdade, porém ameaçou a democracia. Tramou o golpe de Estado e planejou assassinar o presidente eleito, seu vice-presidente e até ministro do STF".
O vídeo concluí com uma declaração: "Sem anistia pra golpistas, viva a democracia brasileira".
A pena do ex-presidente foi fixada em 27 anos e 3 meses de prisão, pelos crimes de Organização Criminosa, Tentativa de Abolição do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, Dano qualificado e Deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento terminou em 4 a 1 no Supremo: Alexandre de Morais, Flávio Dino, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin foram a favor da condenação e Luiz Fux foi contra.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.