Atendimento em Libras já está disponível em todas as casas lotéricas no PaísCléber Mendes

As casas lotéricas espalhadas por todo o Brasil implementaram uma novidade: o atendimento com intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais. O serviço, já disponível no site e nas agências da Caixa, está ativo nas mais de 13 mil lotéricas e marca o Setembro Azul, mês dedicado à conscientização pelas lutas da comunidade surda.

O processo é simples e começa quando o cliente chega à lotérica e se identifica como pessoa surda ou com deficiência auditiva. O atendimento em Libras ocorre por meio de uma videochamada, acionada pelo funcionário da lotérica ao ler um QR Code. Depois, ele posiciona o celular no vidro da cabine, colocando cliente e intérprete em contato visual. Simultaneamente, pelo áudio da chamada de vídeo, o atendente lotérico se comunica com o intérprete de Libras, que traduz as demandas do cliente naquele momento.
O atendimento é uma parceria da Caixa com o Icom, plataforma de intermediação da tradução simultânea de Libras da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), que facilita a comunicação com a pessoa surda por meio de tecnologia assistiva.