Lula foi recebido com protestos de grupo de manifestantes Evaristo Sa / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula (PT) chegou na noite deste domingo (21) no local onde ficará hospedado, em Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi recebido por um grupo de cerca de 20 manifestantes contrários, e outro menor de apoiadores.
Lula acenou, mas não falou com a imprensa. Os manifestantes opositores chegaram por volta de 20 minutos antes do presidente brasileiro. No entanto, foram afastados pelo Serviço Secreto americano a cerca de 35 metros do local onde ele está hospedado.
Os manifestantes gritavam frases como: "Lula, ladrão, o seu lugar é na prisão"; "Aqui, não é Lula, aqui é Trump"; "Lula, cachaceiro, devolve o meu dinheiro"; "Vem falar de democracia, e está acabando com o Brasil". Além disso, eles dispararam frases pejorativas em relação à primeira-dama Janja.
Havia também um grupo menor, de três apoiadores do presidente, com cartazes escritos "sem anistia". Eles também foram recomendados a se posicionar do lado oposto dos opositores pelo Serviço Secreto dos EUA.
Lula está hospedado na residência do representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas, o embaixador Sérgio Danese. Seu compromisso mais importante é o discurso na Assembleia Geral da ONU, que ocorrerá na terça-feira, dia 23.