Fortes rajadas de vento derrubaram telhado de quadra de esportes de uma escola em Ponta GrossaDivulgação / CBMPR

O forte temporal que atingiu o estado do Paraná entre a noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22) provou danos em diversos locais. De acordo com a Defesa Civil, sete municípios já registraram ocorrências com cerca de 1,6 mil pessoas afetadas e outras oito desalojadas.


Foram registrados destelhamentos de casas, quedas de árvores e até mesmo o desabamento de uma cobertura de uma quadra poliesportiva em uma escola do município de Ponta Grossa. A estrutura voou com a força do vento, tendo sido registradas rajadas de 83,9 km/h no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, além da escola, 22 casas foram afetadas em Ponta Grossa. A instituição de ensino foi interditada.

As autoridades informaram que em Ubiratã, no Centro-Oeste, os ventos chegaram a 121 km/h durante a madrugada, por volta de uma da manhã. Durante que no município de Altônia foram registrados 102,2 km/h.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 405 mil imóveis do estado estavam sem luz às 10h40 desta segunda-feira (22).

A companhia informou que duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos, em Bandeirantes, na Região Norte do estado. As torres eram responsáveis por abastecer o local. No momento, a população está sendo atendida por linhas alternativas para diminuir as consequências.

Segundo a Defesa Civil, Dois Vizinhos, na região Sudoeste, foi a cidade mais impactada pelo vendaval, com 1,2 mil pessoas afetadas, e cerca de 400 casas danificadas. Na sequência, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, teve 200 pessoas afetadas pelas chuvas, com 50 residências danificadas.
Em Marmeleiro e Coronel Domingos Soares, ambas no Sudoeste, 80 pessoas foram impactadas pelas chuvas, com 20 casas afetadas em cada. Guarapuava, no Centro-Sul, teve oito residências danificadas, com 25 pessoas afetadas. Em Curitiba, a rajada mais forte registrada pelos equipamentos foi de 58,7 km/h às 5h15.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, que abastece mais de 500 mil pessoas em Curitiba e Região Metropolitana, foi destelhada e sofreu danos graves em um dos módulos. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a estação está operando parcialmente.