Eumar Vaz foi morto por torcedores do Flamengo quando voltava para casaReprodução / Redes Sociais

Distrito Federal - O torcedor do Vasco Eumar Vaz, conhecido como "Dark" pelos amigos, foi morto após ser brutalmente agredido por torcedores do Flamengo dentro de um ônibus em Samambaia, no Distrito Federal. O caso aconteceu na noite deste domingo após o empate por 1 a 1 no clássico entre os dois clubes.
Eumar, de 34 anos, fazia parte da 22ª Família da Força Jovem do Vasco, com sede em Brasília. O grupo se posicionou sobre o falecimento nas redes sociais, informando que o homem era apaixonado pelo clube e que ele tem um filho pequeno.

"É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de um irmão nosso que foi covardemente atacado por membros de uma 'torcida' rival. Perca com honra mas não vença na covardia! O choro da mãe do seu rival não trás a alegria da sua! A covardia que vocês fizeram ultrapassa todos os limites de ideologia de torcida! Um moleque novo, cheio de sonhos, com filho pequeno para criar, teve sua jornada interrompida por uma judaria sem explicação", disse a organização em nota.

Judaria é um termo popularmente usado para se referir a uma agressão de diversos indivíduos contra um só, caracterizando uma situação de extrema violência e covardia.

Em outro trecho da nota, a organizada deixou um recado para as outras instituições do tipo. Além disso, autoridades também foram cobradas para dar uma resposta sobre o caso.

"Fica a reflexão para todas as lideranças de torcida organizada se é esse caminho que deverão seguir! Deixamos claro que somos contra qualquer tipo de violência e não compactuamos com atos covardes e que, jamais, em hipótese alguma, alguém merece perder a vida por conta de torcida. Essas mesmas pessoas que tiraram a vida dele são criminosos disfarçados de torcedor. Agora queremos ver o que as autoridades irão fazer para identificar e punir os responsáveis por essa covardia!".

O DIA procurou tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar do Distrito Federal para mais esclarecimentos.

Vascaíno morto no clássico anterior

No último dia 11, uma quinta-feira, o Vasco jogou um outro clássico. O clube enfrentou o Botafogo pela Copa do Brasil no estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte. Novamente o resultado não foi a notícia que mais chamou a atenção, mas sim a morte trágica de mais um torcedor.
Um confronto entre torcidas nas imediações da estação Oswaldo Cruz terminou com um torcedor morto. O vascaíno Rodrigo José da Silva Santana, de 36 anos, foi baleado na cabeça e não resistiu. Ele foi enterrado no Cemitério de Irajá, dois dias depois.