Na categoria pequenos aeroportos, o Santos Dumont ocupa a liderança mundial do ranking de pontualidadeReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Na categoria de grandes aeroportos, Congonhas (SP) conquistou o 3º lugar mundial, com índice de 88,62% de pontualidade. Já na categoria dos aeroportos de médio porte:
- Viracopos-Campinas ficou em 2º lugar, com 93,22% de pontualidade;
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado reflete os avanços na gestão e nos investimentos que vêm sendo realizados em parceria com operadores e concessionárias. “A presença de 11 aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo mostra a força da nossa infraestrutura. É um reconhecimento da qualidade das operações e da eficiência que buscamos entregar à população todos os dias”, celebrou o ministro.
Acima da média mundial
Nesse recorte, os aeroportos brasileiros ranqueados superaram as médias mundiais em diferentes portes. Nos terminais de pequeno porte, o Santos Dumont registrou 95% de voos pontuais, bem acima da média global da categoria, de 85%. O Aeroporto de Salvador também se destacou, com 91,32%.
Na categoria de médio porte, aeroportos como Viracopos-Campinas e Brasília apresentaram índices superiores a 90%, frente à média mundial de 81,4%. Outros terminais brasileiros listados – como Confins, Galeão, Belém, Recife, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre – também ficaram próximos ou acima desse patamar. Entre os grandes aeroportos, Congonhas (SP) obteve 88,62% de pontualidade, contra uma média global de 81,66%.
O estudo da Cirium leva em conta dados de mais de 2 mil fontes globais e avalia a pontualidade dos aeroportos pelas partidas realizadas dentro do tempo previsto. A metodologia garante comparabilidade internacional e coloca os resultados brasileiros em evidência no cenário mundial.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.