Com a notificação desta quinta-feira (2), agora são quatro os casos investigados de intoxicação por metanolÉrica Martin/Agência O Dia
Segundo a secretaria, o caso investigado é de uma mulher residente em Olinda, que teria ingerido vodca no dia 26 de agosto. Ela buscou atendimento médico no dia 29 de agosto, após ter apresentado sintomas de náuseas, vômito, cefaleia e visão turva. A mulher ainda está sob acompanhamento médico, no Recife, e o estado de saúde é considerado estável.
Em razão dos casos de intoxicação, a prefeitura de Olinda informou que vai intensificar a fiscalização durante a programação de pré-Carnaval neste fim de semana.
Fiscalização
“Essa ação tem papel fundamental, mesmo não havendo casos em Olinda. É uma ação preventiva que reduz o risco, evitando que bebidas adulteradas circulem no comércio e cheguem à população. A Vigilância Sanitária garante que, mesmo na ausência de notificação, a população esteja protegida diante de um risco que já foi identificado em outros territórios”, disse a diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Dejanine Araújo.
Outros casos
De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, nesses casos o hospital relata o quadro clínico, notifica a ocorrência e registra as informações coletadas.
A investigação é realizada pelas vigilâncias da unidade do estado. Nos óbitos com suspeita de intoxicação, o corpo é encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde são feitos exames.
A recomendação da agência é que os serviços de saúde notifiquem todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs/PE).
Fiscalização
Também é recomendado que a vigilância sanitária intensifique a fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, colete amostras suspeitas para análise laboratorial, interdite preventivamente lotes e articule ações conjuntas com Procon, Ministério Público e forças de segurança.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.