A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista com 10,2 kg de ouro maciço em uma caminhonete na BR-401, em Boa Vista, Roraima. Dividido em 11 barras, o "tesouro" foi avaliado em mais de R$ 7 milhões, pela cotação atual.
Segundo a corporação, a apreensão aconteceu durante fiscalização de rotina, quando os agentes abordaram o condutor do veículo, de 44 anos, e perceberam algumas "atitudes suspeitas".
"Diante da situação, a equipe de policiais iniciou a busca interna no veículo, localizando o metal escondido na área frontal da caminhonete", detalhou a PF.
A suspeita é de que o ouro seja produto de garimpo ilegal em áreas de proteção ambiental e terras indígenas. A ação foi realizada na última quarta-feira (22) e foi a quarta apreensão no estado em menos de dois meses.
Um vídeo divulgado pela corporação mostra o momento em que os agentes retiram as barras de ouro escondidas no compartimento abaixo do volante do motorista, o restante, debaixo de um dos bancos.
A operação ocorreu apenas dois dias depois de outra grande apreensão no estado, quando ações coordenadas pelo governo federal resultaram no confisco de R$ 25 milhões em ouro.
"Só nas últimas duas semanas, mais de 60 kg de ouro ilegal foram interceptados na capital roraimense. Com este novo flagrante, o total do ano já ultrapassa a casa dos 200 kg", apontou a PF.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.