Líderes mundiais tiram foto de família em BelémDivulgação/ Ricardo Stuckert

Os chefes de Estado e autoridades do mundo todo que vieram ao Brasil para Cúpula do dos Líderes, que antecede a abertura oficial da COP30, tiraram a tradicional "foto de família" nesta sexta-feira (7).
A imagem foi feita no início do segundo dia de cúpula, evento que antecede a Conferência do Clima da ONU, marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.
No centro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve do seu lado direito o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Do lado esquerdo, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. O registro foi feito antes da retomada da sessão plenária.
Na abertura do encontro "pré-COP", o presidente Lula discursou sobre a importância de se realizar a Conferência do Clima na floresta, destacou a necessidade de urgência na ação climática e de que as políticas públicas e os governantes tenham como foco este tema.
"A COP30 será a COP da verdade. É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la", disse Lula.
O encontro marca a abertura política da conferência e já anunciou antes mesmo das negociações climáticas formais a confirmação de novos países investidores no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta que prevê remunerar países que conservam suas florestas tropicais.

O maior aporte anunciado foi o da Noruega, que vai colocar cerca de US$ 3 bilhões. Ao todo, o fundo já tem a promessa de US$ 5,5 bilhões em investimentos. Durante o dia, discussões como a transição energética e os dez anos do Acordo de Paris também estarão em pauta.

Ainda nesta sexta-feira, o presidente Lula também deve ter reuniões bilaterais com o Primeiro-Ministro da Alemanha, Friedrich Merz, e com o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo.