Suspeito foi identificado como Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anosReprodução / Redes sociais
Suspeito de roubar obras da Biblioteca Mário de Andrade é preso
Segundo envolvido continua foragido, e 13 gravuras de Portinari e Matisse ainda não foram localizadas
A Polícia prendeu, nesta segunda-feira (8), um dos suspeitos, identificado como Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos, de roubar obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade. O crime ocorreu na manhã deste domingo (7). O segundo suspeito ainda está sendo procurado.
Mais cedo, a Prefeitura de São Paulo havia informado que notificou a Interpol para impedir que as 13 gravuras de Candido Portinari e Henri Matisse saíssem do País. O outro criminoso também já foi identificado pela polícia, mas não teve o nome divulgado e segue foragido.
Imagens captadas por câmeras de monitoramento do sistema Smart Sampa registraram parte da fuga na rua João Adolfo, próximo a Biblioteca Mário de Andrade, na região da Consolação. De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também está colaborando com depoimento de testemunhas e imagens que possam contribuir na captura dos criminosos.
A investigação está sendo conduzida pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco). O veículo usado na fuga foi localizado, apreendido e encaminhado para perícia técnica. As investigações seguem para identificar o segundo envolvido e localizar as obras roubadas.
Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do Brasil, com um acervo de 327 mil livros, incluindo 51 mil obras raras. Tombada em 1992, o prédio em estilo Art Déco foi reformado entre 2007 e 2011. O prédio fica localizado na Rua da Consolação e recebeu seu nome em 1960, em homenagem ao escritor Mário de Andrade.
*Com informações do Estadão Conteúdo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.