Novo CEO da Nestlé foca no corte de custosReprodução
“O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções”. Os produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda.
“Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global”, detalhou a Anvisa.
Para os consumidores que utilizam as fórmulas infantis citadas, a orientação é verificar o número do lote impresso no rótulo.
“Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados”.
“Para receber orientações sobre como proceder em relação a eventuais trocas e devoluções do produto, entre em contato direto com a Nestlé Brasil Ltda., por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), indicado na embalagem”, completou a agência.
Se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados após o consumo do produto de lotes indicados, a recomendação é buscar atendimento médico. “É importante informar o alimento que foi consumido, se possível, com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível”.
O Bacillus cereus é comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, e não costuma ter impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum - sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo.
Segundo comunicado, até o momento, a fabricante não recebeu relatos de reações adversas ou problemas de saúde relacionados a esses produtos em escala global.
A empresa disse que o microrganismo não atingiu outros produtos ou lotes da linha de nutrição infantil, e que continuam seguros para consumo e continuarão sendo vendidos normalmente.
A relação completa das numerações envolvidas na ação está disponível para consulta no site oficial da instituição (https://www.nestle.com.br/).
A Nestlé destacou que mantém cooperação com as autoridades sanitárias para a execução do recall e a atualização dos protocolos de controle. "A medida visa a retirada total das unidades remanescentes no mercado e a prevenção de novos incidentes na cadeia de suprimentos."
Consumidores que tiverem unidades dos lotes listados devem interromper o uso imediatamente. A empresa realiza a substituição ou o reembolso integral do valor pago por meio de canais de comunicação.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.