Aldo Rabelo promete acionar os tribunais para reverter situaçãoPedro França / Agência Senado
Justiça Eleitoral oficializa cancelamento da filiação de Aldo Rebelo ao DC
Ex-ministro continua se apresentando como pré-candidato à Presidência e promete recorrer
A Justiça Eleitoral de São Paulo acatou, na última segunda-feira (25), o pedido de oficialização do cancelamento de filiação do ex-ministro Aldo Rebelo à sigla Democracia Cristã (DC). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra Rebelo como não filiado a partido político.
O juiz eleitoral Tiago Machado determinou que a desfiliação fosse anotada com data retroativa à última sexta-feira (22), data da deliberação da agremiação.
Ao Estadão, Aldo Rebelo, que segue se apresentando como pré-candidato à Presidência pelo Democracia Cristã (DC), afirmou que já apresentou recurso. O político minimizou a decisão em sua resposta: "O que houve foi uma homologação de uma desfiliação, e isso será judicializado, como o processo de expulsão se vier a ser aberto, que não foi", comentou o ex-ministro.
O pré-candidato também subiu o tom contra a atual liderança da legenda: "Todas as artimanhas para retirar ou impedir a minha candidatura serão derrubadas na Justiça, não há dúvida. Porque todas as tentativas estão eivadas de ilegalidades e irregularidades. Expulsão precisa de um processo longo, demorado", afirmou Rebelo.
Na semana passada, a direção nacional do Democracia Cristã (DC) autorizou a abertura de procedimento disciplinar pela expulsão sumária do ex-ministro, que era o pré-candidato da legenda à Presidência da República. A medida resultou na comunicação da desfiliação de Rebelo à Justiça Eleitoral.
Depois do lançamento da pré-candidatura de Aldo Rebelo, o presidente do partido, João Caldas, anunciou que a sigla pretende lançar o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa à Presidência.
Segundo Rebelo, Caldas decidiu pela troca por estar "atormentado" com a possibilidade de o caso Master atingir sua família em Alagoas. Para ele, um ex-ministro do STF poderia ajudar a blindar investigações contra o presidente do Democracia Cristã (DC). A reunião do diretório nacional pela expulsão do ex-ministro se deu após essas falas.
À Coluna do Estadão, ele pontuou que as decisões majoritárias devem respeitar os ritos internos: "A escolha do pré-candidato não é uma escolha pessoal do presidente do partido, é uma escolha coletiva na convenção", defendeu o político. "Como você convida alguém para um compromisso e depois desmancha sem avisar? Não é correto, não é procedimento que se faça", criticou Rebelo.