Operação do Inea desmonta ponto de abastecimento clandestino em Cem Braças, BúziosDivulgação
Operação do Inea desmonta ponto de abastecimento clandestino em Cem Braças, Búzios
Local foi identificado graças a uma denúncia anônima. Fraude estava impactando a distribuição de água para os moradores do bairro
Búzios - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desmontou, nesta semana, um ponto de abastecimento de caminhão-pipa irregular no bairro de Cem Braças, em Armação dos Búzios. No local foram encontrados seis poços artesianos que operavam sem a licença do órgão (Lei Estadual 3.467 / 2000) e uma ligação clandestina, que captava água da rede de abastecimento da Prolagos. O local foi identificado após uma denúncia anônima. A fraude estava impactando o abastecimento para os moradores da localidade, reduzindo a pressão na rede e impedindo que a água chegasse nos imóveis. A ação contou com o apoio da concessionária e da Polícia Militar.
Quando os agentes chegaram no local, não havia ninguém, mas, caso os responsáveis fossem pegos em flagrante, eles poderiam ser presos, já que o famoso ‘gato de água’ é crime, segundo o código penal (artigo 155). As irregularidades foram desfeitas e os equipamentos encontrados na área foram apreendidos. “É importante que a população denuncie fraudes como essa, pois podem impactar diretamente o abastecimento dos moradores, como foi possível observar neste caso. Além disso, quando uma pessoa faz uma ligação irregular também pode causar a contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição. Ou seja, todos saem perdendo”, ressalta Saimon Moreira, gerente Comercial da Prolagos.
Para evitar irregularidades, a concessionária também realiza inspeções periódicas em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A população pode contribuir denunciando anonimamente atitudes suspeitas. O responsável também pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por ligação ou WhatsApp 0800 70 20 195, ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.