refeito José Bonifácio inaugura primeira linha de ônibus de TamoiosAscom

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o prefeito José Bonifácio (PDT) vai inaugurar o Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM) de Tamoios, 2º distrito. Vai se chamar 'Rosa da Farinha', em homenagem à antiga moradora quilombola e líder sindical Rosa Geralda da Silva. Até aí, tudo bem: uma belíssima reverência, não fosse por um detalhe.

É que a reportagem de O DIA descobriu que nenhum familiar de dona Rosa havia sido convidado. Pelo menos até as 21h desta segunda-feira (6), menos de 48 horas antes do evento. Esse esquecimento, inclusive, foi objeto de comentários de familiares na postagem de matéria do Portal RC24h sobre essa inauguração, porque, até então, ninguém sabia da homenagem.

Reprodução - Reprodução
ReproduçãoReprodução


Quem informou da gafe foi o professor e filósofo Moisés Oliveira, que é sobrinho da homenageada. "Ninguém da família da Dona Rosa da Farinha foi convidado oficialmente. Sou parente direto dela, filhos e netos também não receberam nenhum convite. Eles ficaram sabendo por mim. Isso não é homenagem é politicagem com o nome da guerreira falecida dona Rosa. Um absurdo", comentou Moisés, na postagem do Facebook, nesta segunda (6).

Wellington, meu primo e filho-neto dela (pois foi criado por ela), não sabia de nada. Inclusive, ele se encontrou com o Zé (prefeito) essa semana e o convite não foi feito", acrescentou Moisés.

SEM CONVITE

Para além da família da homenageada, outra que não foi convidada para a inauguração do CEAM foi a vice-prefeita cabo-friense, Magdala Furtado (PL). Que além de ser mulher, mora em Tamoios. Foi a própria Magdala que confirmou à reportagem sobre a falta do convite.
RCCAST (RC24h) - RCCAST (RC24h)
RCCAST (RC24h)RCCAST (RC24h)


SEM CONVITE II E ENTREVISTA

Como se tudo isso fosse pouco, Magdala Furtado também não recebeu convite para a inauguração da primeira linha urbana de ônibus de Tamoios, ocorrida nesta segunda-feira. Quem vê de fora, pensa que Magdala nem foi eleita com Zé Bonifácio. Ele pode até ter suas diferenças com ela, mas deveria respeitar o eleitorado cabo-friense, especialmente o feminino, e convidá-la a participar das solenidades. Uma, porque é na semana internacional da mulher – e só tinha homem falando no evento do transporte público; outra, porque ela é moradora de Tamoios. Ao lado do prefeito estavam o dono da empresa de ônibus, Francisco José Gavinho, e dois outros vereadores que moram na região, Adeir Novaes (REP) e Oseias de Tamoios (PDT).

Deve ser por isso que as pessoas comentam que o governo de Bonifácio é um dos mais machistas da Região dos Lagos. Exemplos não faltam, neste evento do ônibus, o que se viu foi um show de machocracia.

A propósito, Magdala será a entrevistada nesta terça-feira (7), no 62º episódio do RC Cast (feito em parceria com O DIA), a partir das 18h, em homenagem à mulher cabo-friense.