foto: Divulgação Letycia Rocha (RC24h)

Com o objetivo de assegurar a segurança dos alunos e professores, o 25° Batalhão da Polícia Militar (25º BPM) iniciou nesta segunda-feira (10) patrulhamento preventivo nas escolas da Região dos Lagos. A Polícia Militar solicita que, caso ocorra algum incidente suspeito, as equipes sejam comunicadas imediatamente. O objetivo é garantir a segurança de alunos, professores, funcionários e responsáveis, após uma série de ameaças de ataques às unidades de ensino que acontecem em todo o país.

Neste domingo (9), o comandante do 6º BPM, Tenente Coronel Ivan Blaz, que é responsável pela comunicação da PMERJ, publicou um vídeo nas redes sociais tranquilizando a população sobre as mensagens de ameaças que tem circulado em grupos de WhatsApp informando que nesta segunda-feira (10) haveria ataques às escolas. As informações foram desmentidas e o serviço de inteligência da corporação está acompanhando a movimentação.

As polícias Civil e Militar estão trabalhando em conjunto para tentar identificar os autores responsáveis por divulgar áudios e prints em redes sociais, que falam sobre possíveis massacres em escolas. Estão sendo realizadas diligências para identificar os perfis e os responsáveis serão conduzidos às autoridades competentes. As forças policiais reforçam a importância de não compartilhar essas mensagens, para não gerar pânico desnecessário, e pedem à população que colabore com as autoridades através dos canais de denúncia disponíveis.

Em Cabo Frio e Arraial do Cabo, a Guarda Civil dos municípios auxiliam também no patrulhamento e nas rondas escolares. Os agentes estão desde as primeiras horas do dia passando nas escolas para verificar junto aos responsáveis as condições de segurança para que todos possam ter um dia de aula com toda a tranquilidade e a paz necessários para desempenho das atividades escolares.

Na última quinta-feira (6), o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, realizou uma reunião com os secretários de Educação, Jales Lins, de Segurança e Gabinete, Fabio Costa, e com o comandante da Guarda Civil Municipal, Oliveira, para discutir medidas de segurança nas escolas da rede municipal. Em decorrência do recente incidente em que um criminoso matou quatro crianças dentro de uma creche em SC, houve um alerta nacional e foi definido que todas as unidades de ensino iguabenses terão agentes de segurança diariamente.

Além disso, São Pedro da Aldeia também intensificou o patrulhamento da GCM nas unidades escolares municipais no começo desta semana, com o objetivo de assegurar os pais e responsáveis, além de oferecer mais segurança aos estudantes e servidores das unidades, com rondas periódicas em todas as escolas do município. Os agentes aldeenses também realizarão palestras com os alunos, no intuito de conscientizá-los sobre a importância da segurança e da prevenção da violência.

Em Araruama, medidas para aumentar a segurança nas escolas foram anunciadas pela prefeita Lívia de Chiquinho. Em um vídeo divulgado na quarta-feira (5), a chefe do Executivo informou que haverá uma licitação para a instalação de um sistema de reconhecimento facial nas escolas e creches do município. Com essa tecnologia, somente pessoas previamente cadastradas na escola com uma foto do próprio rosto serão autorizadas a entrar em todas as unidades de ensino araruamenses. O objetivo dessa medida é evitar a entrada de indivíduos desconhecidos.
REUNIÃO EM CABO FRIO

Na tarde dessa segunda, será realizada uma reunião na Secretaria de Educação, a partir das 14h, para tratar sobre medidas de segurança das escolas da cidade. O encontro tem início às 14h, com a presença da secretária de Educação, Elicéa da Silveira, e o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França. O Jornal O DIA estará presente acompanhando.