Foto: Reprodução Sabrina Sá (RC24h)
ONG denuncia despejo de esgoto na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
De acordo com a denúncia, a enseada recebe esgoto sem o devido tratamento. Prolagos afirma que o procedimento tem como finalidade evitar o alagamento da cidade e não tem relação com o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto
A ONG Nossa Lagoa Viva, que luta pela Lagoa de Araruama, principalmente pela enseada da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, flagrou as comportas de escoamento de esgoto do local abertas.
De acordo com a denúncia, a enseada recebe esgoto sem o devido tratamento e “o resultado não poderia ser outro que não seja muita lama, poluição no nível ‘Hard’”. Ela afirma ainda que, com as chuvas, as comportas se abrem.
A redação do PortalRc24h entrou em contato com a Prolagos. De acordo com a concessionária, a comporta faz parte do sistema de drenagem pluvial do município, que é aberta automaticamente em períodos de fortes chuvas, como as que atingiram Cabo Frio no fim de semana, respeitando os parâmetros pré-estabelecidos pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Esses critérios definem o nível da água no sistema tanto para abertura quanto para o fechamento das comportas, que ficam abertas até que o sistema atinja o nível estabelecido.
O procedimento tem como finalidade evitar o alagamento da cidade e não tem relação com o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). É importante ressaltar que mesmo com comportas abertas, o sistema de esgotamento sanitário Coleta em Tempo Seco permanece em operação, encaminhando as contribuições que chegam pelas manilhas para as ETEs.
A Prefeitura Municipal também foi procurada, mas não se pronunciou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.