Mirante da Boca da Barra, Cabo FrioJoão Víctor Oliveira (RC24h)
O mirante chegou a passar por obras em 2020, mas os trabalhos, apesar de não concluídos, foram interrompidos em 2021. Na época, o total investido seria de R$ 2.978.827,49 e a contrapartida da prefeitura, R$ 83.086,10.
Segundo o governo municipal, a paralisação nas obras ocorreu porque a empresa responsável pela reforma pediu um aditivo no contrato, que foi negado pela prefeitura.
Apesar do gasto com a “revitalização”, no dia 3 de junho de 2022, o acesso ao local precisou ser bloqueado pela Defesa Civil da cidade por conta do iminente perigo à população. Desde então, não foi reaberto e, conforme denúncias, o estado é de abandono total.
À época, foi anunciado que seria realizado um novo chamamento para empresas privadas interessadas em uma parceria público-privada, entretanto, até o momento, nada foi resolvido.
Atualmente, mais de um ano após o fechamento, diversos problemas chamam a atenção no mirante, como mato alto, muito lixo, tábuas soltas e mau cheiro. Buracos no chão, corrimões e decks com madeiras quebradas também são problemas relatados pela população.
Diante dos fatos, o Jornal O DIA entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando se há alguma previsão para uma nova revitalização do mirante. Em nota, o município destacou que a reforma do mirante do Arpoador está prevista em convênio sob gestão da Caixa Econômica Federal, com recursos de emenda parlamentar.
Pontuou que, após a desistência do contrato pela empresa que venceu a primeira licitação, uma nova concorrência pública está sendo preparada e, ao que compete à gestão toda a documentação foi entregue e está sob análise da Caixa Econômica Federal.
Confira a nota completa:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que a reforma do Mirante do Arpoador, na Praia do Forte, está prevista em convênio sob gestão da Caixa Econômica Federal, com recursos provenientes de emenda parlamentar. Após a desistência do contrato pela empresa que venceu a primeira licitação, nova concorrência pública está sendo preparada. Ao que compete à gestão municipal, toda a documentação foi entregue e está sob análise da Caixa Econômica Federal.
Para manter a segurança no local, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vai reforçar a barreira para conter o acesso de pessoas ao Mirante do Arpoador.Com relação aos gatos presentes no local, os animais são cuidados e alimentados por protetores, que são os únicos com autorização para acessar a área”.
A entrevista completa com Francisco Almeida, além da reportagem exclusiva feita pelo Jornal O DIA você confere abaixo:
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.