Alunos da Rede Estadual de Ensino em Cabo Frio se recusam a fazer reposição de aulas durante as fériasSabrina Sá (RC24h)

Alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino em Cabo Frio entraram em greve nesta terça-feira (11). Estudantes teriam que fazer reposição de aulas durante o período de férias escolares, mas de acordo com denúncias feitas ao Dia, a iniciativa da Secretaria Estadual de Educação causou indignação entre os alunos.
Além de não concordarem com as aulas durante as férias, eles também relatam que o vale transporte escolar não está funcionando e que as escolas não estão servindo merenda.
“Ontem vários alunos que foram pro colégio e quando foram pegar ônibus, o cartão transporte não funcionava. Alguns tiveram que descer, pois não tinha dinheiro e outros ficaram sem ter como volta para casa e tiveram que ir a pé”, disse uma das denunciantes.
Estudantes também questionam sobre o “direito de descanso dos alunos”.
“Alunos da rede estadual fazendo greve pelo direito de dignidade ao estudante!!!! Direito de descanso dos alunos sendo retirados juntamente com o cartão de passagem e a merenda. Além de termos que ir para escola em nossas férias temos que pagar passagem pra ir e aguentarmos a fome durante as aulas”, diz a mensagem que anuncia a greve.
Em resposta, a Secretaria de Estado de Educação informa que recebeu, no dia 30 de junho, o cronograma proposto pelo Sepe-RJ. Por uma questão pedagógica, foi elaborado cronograma com aulas presenciais e online. Logo em seguida, na última quarta-feira (5), este plano foi enviado para o Sindicato. No fim da tarde da última sexta-feira (7), foi realizada uma reunião com o Sepe-RJ, acertando o cronograma desta reposição.
Diante da perda imposta aos alunos pela pandemia e pela recente paralisação de parte dos professores, importante frisar que constatou-se a necessidade pedagógica de que pelo menos parte das aulas repostas fossem presenciais. Para que isso pudesse ocorrer, foi necessária a implementação das aulas no período de férias e montado o cronograma de reposição de aulas – iniciada nesta segunda-feira (10). Apesar de alguns problemas pontuais, a maior parte da reposição ocorre sem intercorrências, conforme anexo.
A Secretaria de Estado de Educação afirma ainda que os estudantes estão tendo alimentação em todas as unidades – inclusive com merenda quente em várias unidades. Em relação ao transporte, as empresas já foram comunicadas sobre esta reposição de aula e os motoristas, orientados a liberar o acesso aos alunos.
A redação do Dia entrou em contato com a Auto Viação Salineira, que informou que a empresa que administra a bilhetagem eletrônica na Região dos Lagos recebeu na manhã desta segunda-feira (10), um comunicado do Seeduc informando a extensão do período letivo para reposição das aulas nas férias escolares. Prontamente, a Globalmob realizou o desbloqueio dos cartões estudantis.
A empresa ressaltou que, em caso de algum problema, os alunos devem procurar as centrais de atendimento da Globalmob em Cabo Frio ou Araruama, localizadas respectivamente na Av. Central, n° 81, bairro Jardim Excelsior (Cabo frio) e na Rua Comendador José Augusto Carvalho, 130 – Centro (Araruama).
A educação do Estado ressalta também, que as aulas estão sendo repostas neste período para que sejam resguardados os dias letivos dos alunos e a terminalidade daqueles matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, a fim de que possam concluir a Educação Básica dentro do ano letivo. E também para que os alunos que estão se preparando para o Enem não sejam prejudicados, já que estamos a 120 dias do exame.
A Secretaria informa ainda que já está finalizando a minuta de decreto para abono das faltas e logo que o decreto for publicado será providenciada uma folha suplementar para restituição dos valores aos professores.