Confira a seguir a programação das atividades gratuitas do projeto "A Gira":Sabrina Sá (RC24h)
Contemplado pelo Edital Prêmio Gilberto Marques de Fomento à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura afro-brasileira tradicional e contemporânea na região; apoiar e valorizar agentes culturais e artistas pretos; desenvolver ações antirracistas através da cultura; circular bens culturais, inclusive do patrimônio imaterial nacional, em espaços e escolas públicas, especialmente das regiões periféricas do município.
Durante os encontros, serão abordadas expressões afro-brasileiras tradicionais, tais como o jongo, coco de roda, maracatu, movimentos e ritmos; expressões negras contemporâneas, tais como o Hip-hop (rap, DJ, grafite, breaking/b-boy e b-girl), o Funk (passinho); a boneca abayomi; e assuntos relacionados ao racismo, ao racismo religioso, e ao desenvolvimento e representatividade negra nos fazeres e saberes culturais na região.
O Coletivo Griot tem sede em Cabo Frio e, desde 2008, realiza ações culturais afrocentradas na região, tendo à frente da proposta, em sua maioria, mulheres negras, LGBTQIA+ e a participação de agentes culturais/artistas majoritariamente negros, atuantes dentro e fora do território descrito.
*Dia 23/9 | a partir das 8h – Sábado – Escola Municipal Profa Catharina da Silveira Cordeiro (Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/n. Monte Alegre)*
Oficina de Graffiti – com Bianca da Silva Vieira (a Bia do Grafiti “Tá na rua”) Oficina com produção final de arte em parede interna da unidade escolar com temática periférica. Público alvo: alunos da E. M. Profa Catharina da Silveira Cordeiro.
Oficina e Apresentação de Breaking – com Daniel Arm. Serão abordados movimentos básicos dessa dança fundamental da cultura hip-hop.
Oficina e Roda de Expressões Afro-brasileiras – com profª Márcia Fonseca. Movimentos e gestuais básicos da Dança do Maracatu de baque Virado e samba reggae.
Oficina e Exposição de Abayomi – com profª Andreia Fernandes Neves.
*Dia 30/9 | a partir das 8h – sábado – Escola Municipal Profª Catharina da Silveira Cordeiro*
Oficina e Roda de Expressões Afro-brasileiras – com profª Márcia Fonseca. Percussão básica de Jongo, Samba Reggae e Maracatu
Oficina de DJ e Bailinho – com DJ Nanda
Oficina de musicalização com violão + apresentação – com Daniel Arm
*Dia 21/10 | de 8h às 12h – sábado – Escola Municipal Evaldo Salles (Rua do Moinho, nº 20, Peró)*
Oficina e exposição de Abayomi – com profª Andreia Fernandes Neves.
Oficina de Produção Musical – com Racassi
*Dia 6/11 | segunda-feira às 19h30m – Estúdio GRIOT, no Centro*
Oficina de Maracatu para Mulheres Tambor de Iaiá- Com profª Marcia Fonseca (Fulô do Griot)
Informações e inscrições via QR code (ao fim da programação)
*Dia 9/11 | quinta-feira às 19h30m – Estúdio GRIOT, no Centro*
Oficina de Danças afro-brasileiras e populares – Com profª Marcia Fonseca (Fulô do Griot)
Informações e inscrições via QR code (ao fim da programação)
Dia 11/11 | Sábado – de 9h às 11h – IFF/ NEABI campus Cabo Frio (Estrada Cabo Frio – Búzios, s/nº. Baía Formosa), no Anfiteatro Bloco J.
Roda de Conversa sobre Racismo Estrutural e Racismo Religioso – Ameaças e Resistências + Apresentação de Dança de Orixá e Percussão. Composta por Aninha Catão, Andreia Fernandes, Dom Joanir e Prof. Doutor Vinicius Teixeira Santos. Apresentação artística: Aninha Catão do Grupo Tambor de Cumba (RJ) e o Tambor de Iaiá, em rede com o GRIOT.
Aberto ao público.
*De 22 a 24/11 | Semana da Consciência Negra na E M Profª Catharina da Silveira Cordeiro (Rua Dr. Cardoso Da Fonseca, s/nº. Monte Alegre)*
*Dia 22/11 | terça-feira – de 13h às 16h*
Oficina de Expressões Afro-brasileiras e Populares – Maracatu para Crianças – com profª Marcia Fonseca.
*Dia 23/11 | quarta-feira – de 13h às 16h*
Oficina de Funk (Passinho) + Bailinho – com profª Márcia Fonseca + DJ Nanda + Participação de Racassi
*Dia 24/11 | quinta-feira, – de 13h às 16h*
Oficina de Expressões Afro-brasileiras e Populares – Maracatu para crianças | Mini cortejo do “Filhos do Catharina” – com profª Marcia Fonseca. Participação especial do Tambor de IaiÁ
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.