Órgãos ambientais realizam vistoria no Núcleo Pau-Brasil Ascom

Cabo Frio - As áreas ambientais localizadas no Núcleo Pau-Brasil, em Cabo Frio, passaram por uma vistoria técnica nesta terça-feira (6). A iniciativa, que envolveu diferentes esferas do poder público, tem como objetivo alinhar estratégias para o ordenamento do uso e da visitação em trechos sensíveis do território, como a Praia das Conchas, a Ilha do Japonês e a Boca da Barra/Praia Brava — todas inseridas no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (APA-BR).
A ação foi motivada por uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que exige a construção de um plano integrado entre órgãos ambientais estaduais e municipais para garantir o equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e os diferentes usos dessas áreas, como o turismo e a pesca artesanal.
Estiveram presentes na vistoria representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, além de técnicas da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIRBAPE), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a gerência do Parque Estadual da Costa do Sol.
Durante o encontro, os técnicos discutiram estratégias que conciliem a preservação dos recursos naturais com o acesso da população e visitantes, respeitando os limites ecológicos da região.
Para o biólogo Marcos Vargas, que representou o município de Cabo Frio na atividade, o trabalho colaborativo é essencial para alcançar bons resultados. “Quando unimos conhecimento técnico e diálogo entre as esferas de governo, as decisões ganham mais legitimidade e efetividade, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. É um passo importante para que as decisões sejam mais justas, técnicas e eficazes”, destacou.