Coral CantaventoReprodução
Ao longo de 50 anos, o Coral Cantavento consolidou-se como um dos principais promotores da arte musical e do canto coral na região, projetando Cabo Frio nacional e internacionalmente. Um dos marcos desse legado é o Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio, que chega à sua 36ª edição em 2025. O grupo também foi responsável por importantes ações culturais como o resgate das Festas Caipiras, realizadas entre 1999 e 2006.
O movimento coral iniciado pelo maestro Ruy Capdeville inspirou a formação de outros grupos na região, como o Coral Rainha Assunta e o Coral da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia, ambos fundados e regidos por ele.
Reconhecendo sua importância cultural, o Coral Cantavento foi declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro (Lei 6561/13), recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cabo Frio (Requerimento nº 0192/2023) e, mais recentemente, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Município de Cabo Frio (Lei 3987/2024).
A Expo Cantavento 50 Anos tem como objetivos celebrar essa trajetória, resgatar a memória do movimento coral na região, homenagear aqueles que contribuíram para sua história e incentivar o gosto pela arte musical, especialmente pelo canto coral. A exposição reunirá fatos, registros e objetos históricos que testemunham os benefícios sociais, educacionais e culturais dessa vivência coletiva.





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.